Pequeno T!!!

E-familynet.com Ticker

sábado, 19 de abril de 2014

Hospital de Santa Cruz

É com imensa revolta que tomei conhecimento que querem encerrar o Serviço de Cirurgia Cardio-Torácica e Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Cruz.

Não compreendo tal decisão, num hospital que tantos utentes serve e ajuda que tem um serviço e equipas de excelência e que o outro hospital público que existe para este tipo de especialidade não dá conta do serviço e infelizmente são cada vez mais...

Passo a citar o que consta na petição e que é a realidade deste hospital:


"O Hospital de Santa Cruz (HSC) é, na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), o centro de CCT de maior volume cirúrgico cardíaco (1.150 operações/ano), de acordo com os últimos dados disponíveis da ACSS, referentes ao ano de 2012 (fonte: Relatório de atividade cirúrgica programada, Cirurgia Cardio-Torácia, Ano de 2012, ACSS-SIGIC). Os restantes dois serviços de CCT da região de LVT, Hospitais de Santa Maria e de Santa Marta, não têm capacidade para absorver o volume cirúrgico que se perde ao encerrar este serviço (+ 600 operações/ano, cada um, o que equivale a aumentarem a sua atividade anual em mais de 50%). 

Adicionalmente, o serviço de CCT do HSC é um dos três centros do SNS que realiza intervenções em cardiopatias congénitas em recém-nascidos e lactentes, em estreita colaboração com o serviço de Cardiologia Pediátrica, um dos dois da região de LVT que será também encerrado. É também um dos quatro centros nacionais de transplantação cardíaca, o mais antigo de todos nesta área, tendo introduzido esta modalidade terapêutica em Portugal, em 1986. 

O serviço de Cardiologia Pediátrica é aquele que mais procedimentos de intervenção realiza, a nível nacional. 

O HSC tem sido, desde a sua criação, um centro de medicina cardiovascular inovador e de excelência, com vários marcos históricos a nível nacional e internacional, desde a introdução em Portugal da angioplastia coronária, ainda na década de 1980, até aos modernos procedimentos de substituição de válvulas cardíacas por via percutânea e transapical. Encerrá-lo, será terminar com um dos melhores centros ibéricos nesta área, não se vislumbrando a capacidade de, dentro do SNS; colmatar a sua capacidade e volume cirúrgico. "

A todos peço a vossa ajuda e que assinem a petição pública.

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT73249

Sem comentários:

Enviar um comentário