Carnaxide, 20 de Janeiro de 2010
Hoje chegámos de manhã para ver o pequeno T pela primeira vez com a ajuda da enfermeira a mamã deu banho ao bebé. O pequeno T não gostou e chorou muito, tem uma voz muito doce e meiga, mesmo estando contrariado. Gostou muito do creme no corpo e abriu muito os olhos.
O peso hoje e de 3,230 kg perdeu um bocadinho de peso, mas penso ser normal nesta fase.
Enquanto mudavam a cama o nosso pequeno T esteve no colo da mamã, abriu muito os olhos e adormeceu suavemente.
O Dr. Maymone esteve na enfermaria a saber a situação de todos os bebés e do pequeno T também, terça feira, dia 26 está marcada a cirurgia, o médico explicou que é melhor aguardarmos uns dias já que é um bebe ainda muito pequenino.
A mamã há pouco com a ajuda do papá e da enfermeira mudou a fralda pela primeira vez, ainda é muito desastrada.
O papá fica contigo durante a noite, quando chegou a casa falou das pesquisas que fez na Internet sobre a TGA, em inglês também chamam de switch, leu os riscos, como é feita a intevenção cirúrgica, leu outros casos, estamos os dois cheios de esperança mas querendo sempre estar cientes e informados dos riscos.Os pais têm muita fé e a mamã acredita e o seu coração fala baixinho que é uma prova de fé, tudo há de correr bem, fala o coração da mamã e um anjinho no meu ouvido.
Embora ligado com fios e sempre monitorizado, todos os níveis estão normais e o nosso pequeno T, terá um futuro brilhante se Deus quiser!!!
O pequeno T sente a falta da chucha que foi a esterilizar, esperemos que não dê muito pela falta dela. Aqui na cardiologia pediátrica do HSC, todos os bebés geralmente são incentivados a chuchar a chucha, para não perderem o reflexo da sucção e para não chorarem muito, quando estão relutantes em pegar na chucha, deitam uma gota de aero-om e e vê-los a gostar do doce!
O pequeno T puxa muito a sonda que tem no nariz, o que obriga o papá a lhe colocar luvas, para não agarrar com os dedinhos e puxar a sonda.
A enfermeira veio medir a tensão, o que se faz varias vezes ao dia, está tudo bem e o pequeno T dorme profundamente, está comendo 35 ml de leite Pepti Junior e algum leite materno intercalado, sempre pela sonda ainda, como bebe cardíaco, não pode fazer grandes esforços.
As fraldas têm sido mudadas com frequência e são pesadas para fazer o balanço hídrico, tem tido algumas cólicas mas com estimulação e muito carinho e paciência das enfermeiras lá têm passado os dóis dóis.
Os níveis de oxigénio estão altos, oscilam entre os 87 e 90%, o pequeno T tem um cateterismo umbilical é necessario cuidado extra a mudar a fralda.
O pequeno T emite sons tão meiguinhos e doces enquanto dorme, estará a sonhar?
Hoje o papá descobriu um rádio e ligou na antena 2, por algum tempo, o pequeno T ouviu boa musica clássica, não me recordo de todas, mas a Gloria ao Egipto, Aida ouvimos e o nosso bebé deve lembrar-se de quando estava na barriguinha da mamã.
O pequeno T dorme sempre de lado, alternadamente, a enfermeira explicou que é melhor para no caso de bolsar não se engasgar. Está deitadinho no ninho o que lhe dá a sensação de ainda estar na barriga da mãe e sente se mais confortável.
Como dorme tranquilo o nosso menino, ver o sono tranquilo do nosso bebé é como se o mundo todo parasse! Penso não haver nada mais belo que o sono tranquilo e doce do nosso bebé, descansa meu pequenino, dorme, cresce com força!!
Assim diz o breviário da cavalaria medieval:
“A energia espiritual do caminho utiliza a justiça e a paciência para preparar o seu espírito.
Este é o caminho do cavaleiro, um caminho fácil e ao mesmo tempo difícil, porque obriga a deixar de lado as coisas inúteis, e as amizades relativas. Por isso, no começo, sente-se tanta hesitação em segui lo.
Eis o primeiro ensinamento da cavalaria, tu irás apagar o que até então tinhas escrito no caderno da tua vida, inquietação, insegurança, mentira. E irás escrever no lugar disto tudo, a palavra coragem. Começando a jornada com esta palavra, e seguindo com fé em Deus, chegarás onde precisas.”
Manual do Guerreiro da Luz - Paulo Coelho