Pequeno T!!!

E-familynet.com Ticker

domingo, 16 de dezembro de 2012

Ecocardiograma fetal e partos em casa......

Hoje estou uma "tagarela" e a cabeça não para....foi a festa, foi rever amigos, a Equipa, o Dr. Maymone que ainda por breves momentos acompanhou o nosso Menino! e os pensamentos não param.....

Ainda existe duas questões que considero muito importantes as quais não posso deixar passar sem (voltar) a dar a minha opinião.....

O Ecocardiograma fetal....

"O Ecocardiograma Fetal é um estudo ecográfico que permite detalhar cada centímetro do coração do feto, diagnosticando assim as cardiopatias congênitas, arritmias ou distúrbios funcionais do coração fetal. "

Porque não se torna um exame obrigatório, ou pelo menos porque não é falado?
São rastreio-bioquímicos, etc...ecografias morfológicas...mas o exame ao coração do bebé não é falado, eu nunca ouvi falar disso na minha gravidez, nem tive ninguém que me alertasse que o coração do meu bebé poderia não estar bem.....já que as cardiopatias congénitas são dos problemas mais comuns.....

Ainda me lembro, o meu obstretra, meses depois quando o encontrei....dizer que o coração do meu filho era normal....se assim fosse...escusava-se uma cirurgia.....
O Dr. Rui Anjos já me alertou que casos como o do T. não são comuns, maior parte dos Obstetras não estão preparados para ver a morfologia de um coração....
E como não havia antecedentes, nem nada que levasse a suspeitar...passou.....

Eu agora alerto todas as grávidas amigas, conhecidas, quem posso......penso que maior parte me deve achar alarmista e exagerada, mas não me importo...tomara ter tido alguém que me fizesse o mesmo!!!

Sei que não é comum.....graças a Deus!!! e verdade seja dita...há pouca ou quase nenhuma informação sobre as cardiopatias congénitas....

Coloco aqui um link de um site brasileiro que explica o que é realizado e estudado

outra.....

Os partos em casa.....

Aqui vão me desculpar as defensoras dos partos em casa...ainda mais depois do que me aconteceu....

Fiz 6 ecografias.....tudo normal.....nada fazia prever o que se passaria e se por acaso eu tivesse optado por fazer o parto em casa?....bem...nem tempo se dava de chegar ao telefone......quanto mais de colocar o meu T. num carro e chegar ao hospital.....ou esperar por uma ambulância?

Mesmo estando tudo normal.... as complicações que podem ocorrer, sabendo o nível de mortalidade materno-infantil decresceu exponencialmente desde que os partos passaram a ser em ambiente hospitalar, quem no seu prefeito juízo, defende os partos em casa??? Têm medo de hospitais??? e porque não numa clínica??? com pessoal qualificado, médicos e enfermeiras e material de reanimação? aqui as doulas não são chamadas.....

No final da minha gravidez.....conhecia uma destas senhoras, que amavelmente falou comigo e me falou dos sinais de trabalho de parto......quando dei entrada no hospital, com uma pré-eclâmpsia bem grave.....enviou-me logo mensagem...a perguntar qual tinha sido o sintoma que me tinha levado ao hospital....respondi as tensões altas.......nunca mais me esqueço a mensagem que tensões altas não era razão para ficar internada.....vêm a responsabilidade desta gente???

Querem fazer partos? Tirem medicina e sejam obstetras e façam partos em lugares que estejam preparados para qualquer eventualidade ou então sirvam de acompanhantes no trabalho de parto de quem quiser e acompanhem as mães no pós-parto, como se faz na Alemanha, mas não  defendam práticas que podem sair caro, tanto à Mãe, como ao bebé......

A medicina avança e certas pessoas regridem!


Sem comentários:

Enviar um comentário